areia de parques

Areias de Parque infantil

Uma das principais causas de doenças à saúde da população infanto – juvenil em creches, escolas e parques é causada por areias. Proteger as crianças que utilizam nossas praças e jardins para brincar, e inocentemente são expostas a um sem-número de riscos à saúde.

Os tanques de areias, sem assepsia, podem ser contaminados com coliformes totais, coliformes fecais, a bactéria Escherichia coli, larva migrans cutânea (bicho geográfico), larva migrans visceral, hepatite, toxoplasmose, leptospirose, histoplasmose, hantavirose, alergias de pele e respiratórias, infecções bacterianas e verminoses.

Nessas condições, são utilizadas pelas crianças de menor idade, que a todo instante levam à boca suas mãos e objetos contaminados. A areia contida nos tanques, em locais de recreação, naturalmente se contamina por bactérias e verminoses em geral. Transcorrido determinado período de exposição o grau de contaminação aumenta consideravelmente devido à agregação de fezes e urinas de cães, gatos, ratos, morcegos, pássaros – principalmente o pombo, e até fezes e urinas humanas.

Quando a qualidade da areia não atingir os limites recomendáveis, mediante contaminação que ponha em risco a saúde dos usuários, caberá ao responsável pelo estabelecimento tomar as medidas cabíveis de tratamento e/ou eliminação dos agentes contaminantes.

Ficará suspenso a área de recreação e lazer até que haja substituição e/ou descontaminação dessa areia e elaboração de uma nova análise que ateste a segurança dos usuários.

Os valores dos biomarcadores de saúde ambiental estipulados pelo Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP/FIOCRUZ abaixo, definirão a qualidade da areia.

Valores de Referência dos Biomarcadores da Saúde Ambiental:
I – Parasitas : ausência de ovos e larvas.
II – Coliformes (UFC/g de areia):

Classificação Cruzes Coliformes Totais E. coli
EXCELENTE ++++ Até 46,34 Até 0,46
MUITO BOA +++ Mais que 46,14 a 92,29 Mais que 0,47 a 0,92
SATISFATÓRIA

IMPRÓPRIA

++

+

Mais que 92,29 a 138,44

Acima de 138,44

Mais que 0,93 a 1,85

Acima de 1,85

Fungos: Ausência de fungos filamentos alergênicos, após 36 horas de cultura em meio específico e leveduras menos de 100 UFC/g após 24 horas de crescimento em meio específico. Fixação de aviso próximo a área de areia destinada a recreação, com os dizeres: “Areia monitorada e tratada,e a descrição “Própria” ou “Imprópria” para uso, conforme níveis encontrados dos agentes contaminantes.

Ficou com duvida?

Fale com a nossa equipe agora mesmo! Teremos o prazer em lhe ajudar, Faremos o melhor procedimento para beneficiar a você e seus clientes !

Ficou interessado? Fale conosco agora mesmo!